Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize hoje gratuitamente.
Como preparar o seu Tavo Café na Prensa Francesa
Quando falamos em infusão pensamos muito mais em chá do que em café, mas hoje você vai descobrir que também é possível fazer café por infusão - e o resultado vai te surpreender! Para isso vamos usar a prensa francesa, inventada na França em 1852 e aprimorada na Itália em 1929.

Por ser um método de infusão, o principal responsável por extrair o café na prensa francesa é o tempo - quanto maior o tempo de infusão mais intensa e com mais cafeína é a bebida. A ausência de filtro de papel - que “limpa” o café - também influencia bastante no resultado. Mas provar é muito melhor do que ler e imaginar, então vamos lá!

Recomendamos utilizar 10g de café para cada 120ml de água, contando um tempo de 4 minutos para a infusão, por isso uma balança e um timer vão ajudar bastante a controlar o resultado aqui. Você vai precisar do seu Tavo Café em uma moagem grossa, parecendo um ovomaltine. Para chegar nesse resultado você pode comprar um moedor e moer o seu café na hora do preparo, mas sempre terá a opção de receber o seu café do clube todos os meses já moído em casa com a moagem que recomendamos para cada método.

Passo 1
Coloque o café moído na prensa, despeje a quantidade de água da sua receita sobre o café e mexa a mistura para molhar todo o café moído. Comece a contar o tempo no timer assim que a água entrar em contato com o café. Encaixe o êmbolo na prensa apenas para tampar, mas mantenha a peneira acima da mistura.

Passo 2
Depois de quatro minutos de infusão, abaixe a peneira separando o café moído da bebida pronta e sirva todo o café nas xícaras ou em uma jarra. Caso alguma bebida fique na prensa por mais tempo em contato com o café moído a infusão continuará e você perceberá a diferença nas próximas xícaras.

Passo 3
Ao provar o café preparado na prensa francesa, pelo tempo de infusão e a ausência de filtro de papel, você vai sentir uma bebida mais oleosa, saborosa e encorpada. Vai conseguir enxergar o óleo na superfície do café e encontrar resíduos no finalzinho da xícara, isso é normal! É um método bem interessante para entender o perfil do café que você recebe do nosso Clube a cada mês com a ajuda da Roda de Sabores que você encontra aqui no site.

Passo 4
A prensa não usa filtros descartáveis, por isso uma parte importante é a higienização do equipamento com água corrente e sabão neutro para remover os óleos do café. Caso algum resíduo permaneça na peneira isso pode afetar as próximas extrações.

Nossa recomendação é brincar com a proporção entre café e água e com o tempo de infusão na prensa. Isso vai te ajudar a encontrar a melhor receita para o seu gosto e perceber como cada variável influencia no resultado em um mesmo método de extração!

Quer mais uma dica? Lembra do chá que citamos lá no início? Pois é, você também pode usar a sua prensa francesa para fazer o seu chá preferido!
Preparo por
Barista Lucas Leite
Barista Lucas Leite

Você já percebeu que bebemos muito mas falamos pouco sobre café? Minha função como Barista é mudar esse jogo: aprender, fazer, servir e ensinar café todos os dias, no balcão ou pela internet. Me segue lá e vamos falar sobre café!

Assine já!