Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize hoje gratuitamente.
Como preparar o seu Tavo Café no coador Melitta
O coador Melitta como conhecemos, com um suporte de plástico e filtro descartável de papel, foi inventado por uma mulher - a alemã Melitta Bentz - em 1908. Suas principais vantagens são a durabilidade e a praticidade, talvez por isso ele ainda seja o mais utilizado nas casas brasileiras para fazer o cafezinho coado do dia a dia.

Provavelmente você também tem um na sua casa, então chegou a hora de aprender a extrair o melhor do seu Tavo Café utilizando o coador Melitta. Sim, é possível preparar um café especial em um coador tradicional!
Você vai precisar do seu Tavo Café em uma moagem média, que deixará o café mais suave do que aquela moagem fina que encontramos nos cafés de mercado - tenha em mente que quanto mais fino o grão foi moído, mais a água extrai desse grão, até chegar num ponto que extrai mais do que deveria e sua bebida fica amarga.

Para acertar a moagem você pode comprar um moedor ou receber o seu café do clube todos os meses já moído em casa com a moagem correta feita por nós. Recomendamos começar com uma proporção de 10g de café para cada 100ml de água e ajustar conforme o seu gosto - uma balança simples pode ajudar bastante na hora de fazer o seu café, mas caso não tenha uma, considere uma colher de sopa de café para cada 100ml de água.

Passo 1
Coloque o filtro de papel no coador, escalde com água quente (basta jogar água quente no filtro sem café) e descarte essa água. Fazendo isso você remove a sujeira do papel e esquenta todo o equipamento, mantendo a temperatura da sua bebida por mais tempo.

Passo 2
Coloque o café moído no coador e jogue pouca água, suficiente apenas para molhar todo o café. Chamamos essa primeira etapa de pré-infusão, que ajuda a liberar os gases da torra e saturar o café moído, garantindo que a próxima água consiga extrair todos os sabores e aromas do café. Aqui você vai perceber que quanto mais recente a moagem do café, mais sabor ele terá - por isso é legal moer o café na hora!

Passo 3
Ao terminar a pré-infusão, continue jogando a água até chegar à quantidade determinada em sua receita, sempre fazendo movimentos circulares que facilitam a passagem de água pelo filtro.

Passo 4
Assim que toda a água passar pelo café moído sua bebida estará pronta. O coador Melitta vai te proporcionar um café limpo, doce e encorpado. Experimente sem açúcar e perceba que conforme a temperatura da bebida abaixa você consegue sentir mais os sabores. Aqui mesmo no nosso site temos uma Roda de Sabores para você identificar o que está sentindo. Café é experimentação e o mesmo grão pode dar resultados muitos diferentes dependendo da receita e do método utilizado!
Preparo por
Barista Lucas Leite
Barista Lucas Leite

Você já percebeu que bebemos muito mas falamos pouco sobre café? Minha função como Barista é mudar esse jogo: aprender, fazer, servir e ensinar café todos os dias, no balcão ou pela internet. Me segue lá e vamos falar sobre café!

Assine já!