Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize hoje gratuitamente.
Como preparar o seu Tavo Café no Hario V60
Apesar de recente, o Hario V60 já é o queridinho dos cafezeiros e está sempre presente no cardápio de cafeterias especiais, coado direto na sua xícara ou em uma jarra pra dividir com a galera. Criado pela marca japonesa de produtos de laboratório Hario em 2004, o V60 recebeu esse nome por seu formato cônico em V com um ângulo de 60º.

Você vai encontrar esse coador em três tamanhos (01, 02 e 03) e diferentes materiais, como acrílico, plástico, porcelana, vidro e metal. O que todos têm em comum é o formato de cone com estrias internas e uma grande saída na parte de baixo, onde o filtro de papel fica totalmente exposto.

Esse design, sem obstáculos na parte inferior, torna mais fácil a passagem de água pelo café moído, resultando em uma extração mais rápida do que no coador Melitta - que tem uma base reta com apenas uma pequena saída de água. Você pode gostar mais ou menos do resultado, mas a melhor maneira é provar!

Você vai precisar do seu Tavo Café em uma moagem média ou média-fina. Aqui depende do seu gosto e é até legal brincar com diferentes moagens, sabendo que quanto mais fino o grão é moído, mais a água extrai desse grão e mais encorpado fica o café. Moendo o café muito fino como aquele do mercado, porém, a extração pode demorar demais e sua bebida ficar amarga.

Você pode comprar um moedor e fazer essa experiência com diferentes moagens, mas se preferir também pode receber o seu café do clube todos os meses já moído em casa com a moagem que recomendamos para cada método.

Assim como no coador Melitta, recomendamos começar com uma proporção de 10g de café para cada 100ml de água e ajustar conforme o seu gosto - uma balança simples pode ajudar bastante na hora de fazer o seu café, mas caso não tenha uma, considere uma colher de sopa de café para cada 100ml de água.

Passo 1
Como todo método que envolve filtro de papel, o primeiro passo é colocar o filtro no coador, escaldar com água quente (basta jogar água quente no filtro sem café) e descartar essa água. Fazendo isso você remove a sujeira do papel e esquenta todo o equipamento, mantendo a temperatura da sua bebida por mais tempo.

Passo 2
Coloque o café moído no V60 e jogue pouca água, suficiente apenas para molhar todo o café. Chamamos essa primeira etapa de pré-infusão, que ajuda a liberar os gases da torra e saturar o café moído, garantindo que a próxima água consiga extrair todos os sabores e aromas do café. Nessa etapa você vai perceber que quanto mais recente a moagem do café, mais sabor ele terá - por isso é legal moer o café na hora!

Passo 3
Ao terminar a pré-infusão, continue jogando a água até chegar à quantidade determinada em sua receita, sempre fazendo movimentos circulares que facilitam a passagem de água pelo filtro cônico da Hario.

Passo 4
Assim que toda a água passar pelo café moído sua bebida estará pronta. O café coado no Hario V60, pela extração mais rápida, tende a ficar limpo, suave e mais ácido - isso quer dizer que você vai sentir um café mais azedinho, e não que ele vai atacar sua gastrite, relaxe! Experimente sem açúcar e perceba que conforme a temperatura da bebida abaixa você consegue sentir mais os sabores.

Aqui mesmo no nosso site temos uma Roda de Sabores para você identificar o que está sentindo. Uma experiência legal é fazer a mesma receita no Hario V60 e no Melitta para perceber os resultados em diferentes métodos de extração!
Preparo por
Barista Lucas Leite
Barista Lucas Leite

Você já percebeu que bebemos muito mas falamos pouco sobre café? Minha função como Barista é mudar esse jogo: aprender, fazer, servir e ensinar café todos os dias, no balcão ou pela internet. Me segue lá e vamos falar sobre café!

Assine já!