Apesar de recente, o Hario V60 já é o queridinho dos cafezeiros e está sempre presente no cardápio de cafeterias especiais, coado direto na sua xícara ou em uma jarra pra dividir com a galera. Criado pela marca japonesa de produtos de laboratório Hario em 2004, o V60 recebeu esse nome por seu formato cônico em V com um ângulo de 60º.
Você vai encontrar esse coador em três tamanhos (01, 02 e 03) e diferentes materiais, como acrílico, plástico, porcelana, vidro e metal. O que todos têm em comum é o formato de cone com estrias internas e uma grande saída na parte de baixo, onde o filtro de papel fica totalmente exposto.
Esse design, sem obstáculos na parte inferior, torna mais fácil a passagem de água pelo café moído, resultando em uma extração mais rápida do que no coador Melitta - que tem uma base reta com apenas uma pequena saída de água. Você pode gostar mais ou menos do resultado, mas a melhor maneira é provar!
Você vai precisar do seu Tavo Café em uma moagem média ou média-fina. Aqui depende do seu gosto e é até legal brincar com diferentes moagens, sabendo que quanto mais fino o grão é moído, mais a água extrai desse grão e mais encorpado fica o café. Moendo o café muito fino como aquele do mercado, porém, a extração pode demorar demais e sua bebida ficar amarga.
Você pode comprar um moedor e fazer essa experiência com diferentes moagens, mas se preferir também pode receber o seu café do clube todos os meses já moído em casa com a moagem que recomendamos para cada método.
Assim como no coador Melitta, recomendamos começar com uma proporção de 10g de café para cada 100ml de água e ajustar conforme o seu gosto - uma balança simples pode ajudar bastante na hora de fazer o seu café, mas caso não tenha uma, considere uma colher de sopa de café para cada 100ml de água.
Passo 1
Como todo método que envolve filtro de papel, o primeiro passo é colocar o filtro no coador, escaldar com água quente (basta jogar água quente no filtro sem café) e descartar essa água. Fazendo isso você remove a sujeira do papel e esquenta todo o equipamento, mantendo a temperatura da sua bebida por mais tempo.
Passo 2
Coloque o café moído no V60 e jogue pouca água, suficiente apenas para molhar todo o café. Chamamos essa primeira etapa de pré-infusão, que ajuda a liberar os gases da torra e saturar o café moído, garantindo que a próxima água consiga extrair todos os sabores e aromas do café. Nessa etapa você vai perceber que quanto mais recente a moagem do café, mais sabor ele terá - por isso é legal moer o café na hora!
Passo 3
Ao terminar a pré-infusão, continue jogando a água até chegar à quantidade determinada em sua receita, sempre fazendo movimentos circulares que facilitam a passagem de água pelo filtro cônico da Hario.
Passo 4
Assim que toda a água passar pelo café moído sua bebida estará pronta. O café coado no Hario V60, pela extração mais rápida, tende a ficar limpo, suave e mais ácido - isso quer dizer que você vai sentir um café mais azedinho, e não que ele vai atacar sua gastrite, relaxe! Experimente sem açúcar e perceba que conforme a temperatura da bebida abaixa você consegue sentir mais os sabores.
Aqui mesmo no nosso site temos uma
Roda de Sabores para você identificar o que está sentindo. Uma experiência legal é fazer a mesma receita no Hario V60 e no Melitta para perceber os resultados em diferentes
métodos de extração!
Preparo por
Barista Lucas Leite
Você já percebeu que bebemos muito mas falamos pouco sobre café? Minha função como Barista é mudar esse jogo: aprender, fazer, servir e ensinar café todos os dias, no balcão ou pela internet. Me segue lá e vamos falar sobre café!