NOSSA HISTÓRIA – Por Maria Helena
Começamos nossa história em SP, nos idos de 1988, trabalhávamos em nossas profissões originais, Pedro como engenheiro e Maria Helena como médica. Logo após nossa união concretizamos o desejo de mudança da fervilhante São Paulo para o campo. Num impulso inacreditável, efetuamos a compra da fazenda totalmente no escuro, sem avaliar sequer a documentação, o que nos custou de 3 a 4 anos de muito “nervoso”, mas no final deu tudo certo, como era pra dar, graças a Deus.
Partimos para várias atividades de produção agrícola, gado, plantio... tudo sem entender praticamente nada do assunto.
Após tombos e acertos, acabamos por plantar 2 pequenos talhões de café, próximo a nossa casa e devagar fomos expandindo e tomando conhecimento do assunto, estudando, contratando consultores da área até chegarmos em 2014 ao café especial.
Agora até parece fácil, normal. Mas nós que vivemos esses 32 anos sabemos os prazeres e dificuldades que tivemos que enfrentar.
Hoje consideramos nossa vida aqui na fazenda a realização de um sonho. Podemos dizer que vale a pena encarar a vida e ir fazendo escolhas e arriscando novos caminhos desde que você acredite neles e esteja disposto a pagar o preço.
A FAZENDA TRÊS PORTEIRAS
Seu nome data de 300 anos, sede de terras das capitanias hereditárias, que foram sendo subdivididas ao longo de décadas até restar uma gleba bem compacta, nossa primeira aquisição.
Localizada às margens da estrada real, entre os municípios de Lavras e Ingaí, tem uma localização bastante privilegiada, cercada de montanhas e vales, que eram ricos em cursos de água. Matas e uma vegetação parecida com o serrado, tornavam as terras como campos de cultura, alguns degenerados por vossorocas, frutos de má conservação do solo.
Queríamos um lugar integrado à natureza.
Trabalhamos com plantio de arvores nativas, exóticas, frutíferas e outras em extinção, enfim o que caia nas nossas mãos ia para o chão e é assim até hoje. Cuidamos das erosões, recuperamos muitas nascentes e matas ciliares, aos poucos as aves e animais silvestres foram voltando.
Hoje temos muitas espécies que aparecem com frequência e mais seria se não fossem as queimadas criminosas das serras e matas.
Certificamos a fazenda com o programa de certificação do IMA, o “CERTIFICA MINAS CAFÉ” e por um período com a UTZ, através do programa NUCOFFEE, que hoje deixamos por considerarmos melhor, caminhar por nossas próprias pernas.
Cuidamos de preparar os colaboradores, 2 a 3 famílias que residem na fazenda, através dos cursos do SENAR, dando condições adequadas e preparo para o trabalho.
Desse ambiente do qual nos orgulhamos, nasce nosso café.
Fruto de nosso trabalho de todos esses anos, de acreditar na produção feita com técnica, com dedicação e com amor.
Esperamos que ao saborear cada xícara, além de desfrutar da experiência sensorial, saiba da cadeia gigante que se moveu até chegar a você e agradecemos por manter essa cadeia circulando.
Maria Helena e Pedro vivendo seu sonho!
Amanhecer na Fazenda