Jozeane Santos é a terceira geração de uma família de produtores de café. Nascida e criada em meio aos cafezais, desenvolveu uma profunda conexão com cada etapa do cultivo, cuidando minuciosamente de todos os processos para garantir a excelência dos grãos. A Fazenda Borá está localizada a 1.100 metros de altitude, na região da Mantiqueira de Minas, no município de Cachoeira de Minas, MG. Reconhecida por produzir cafés de altíssima qualidade, a fazenda também preserva uma reserva natural registrada, com nascentes protegidas, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente. Casada e mãe de dois filhos, Jozeane dá continuidade ao legado da família, sempre fascinada pelos diversos sabores que o café pode proporcionar. Inspirada pelos sensoriais dessa bebida, ela buscou conhecimento para criar um café diferenciado, unindo a elegância feminina a um sabor naturalmente delicioso. Seu objetivo é encantar as pessoas com a diversidade de sabores e aromas únicos que o café oferece. Em 2019, Jozeane conheceu o processo de pós-colheita Sprouting Process, que intensificou a doçura, os sabores e os aromas naturais do café, elevando ainda mais a qualidade dos grãos produzidos na Fazenda Borá.
Maçã, cereja, frutas vermelhas
91Chocolate, caramelo, mel
98Corpo Licoroso
Acidez Málica
A pós-colheita é a etapa que consiste no processamento dos frutos de café colhidos na lavoura. Pode ser feita de diversas maneiras e requer muitos cuidados para evitar a perda de qualidade do café.
Na Fazenda Borá o processo que aplicamos desde de 2019 é o SPROUTING, processo 💯% Natural. O objetivo da aplicação deste método é melhorar as características e a qualidade do grão de café no pós-colheita por meio da fermentação do café cereja.
Em tradução literal, a palavra SPROUTING significa brotar, germinar. O Sprouting Process é o processo de fermentação do café cereja, também chamado de fermentação positiva, realizado após a colheita do fruto do café. Muito além da fermentação, o Sprouting aumenta a maturação e o poder de germinação dos grãos, conferindo consistência e riqueza de aroma e sabores ao produto. Depois de torrado, o envelhecimento e a oxidação dos grãos são extremamente lentos, proporcionando incríveis cafés torrados por muito mais tempo. O método criado por Leo Moço é realizado dentro de uma bombona de plástico com uma válvula, criando um ambiente anaeróbico. A presença de CO2 inibe o desenvolvimento de bactérias e fungos e faz com que as enzimas presentes na casca do café criem uma fermentação natural, promovendo muito mais aroma doçura e sabor aos grãos. O processo todo de sprouting dura entre 10 e 20 dias e pode ser feito com qualquer tipo de grão de café.
A riqueza dos aromas já é sentida quando abrimos as bombonas e vai muito além ...e é na xícara que você vai sentir a diversidade de sabores únicos com muita doçura transbordando. Um processo que é natural e os aromas e sabores são naturais do próprio café, da região Terroir características únicas naturais.
Cafés produzidos sem qualquer tipo de substância para potencializar suas características.