História
Cultivado na Serra da Mantiqueira, por Flávio Roberto Carvalho Ferraz, em meio uma cadeia de montanhas exuberantes e belas, a Serra com 500km de extensão, é o mais importante maciço montanhoso do país, situado em três estados brasileiros: RJ, SP e MG.
Mantiqueira origina-se do tupi-guarani e significa Serra que Chora, assim denominada pelos índios, seus primeiros habitantes, e devido à grande quantidade de nascentes e rios, importantes fontes de água potável, abastecem um grande número de cidades do sudeste brasileiro.
Com altitude média entre 1.200 e 2.800 metros, a Serra integra o ecossistema da mata Atlântica que possui uma das maiores biodiversidades do planeta, sendo considerada o pulmão verde da região e também o habitat de uma fauna bastante variada.
Em meio a Serra, suas formações montanhosas obrigam o circuito das águas, composto pelas famosas cidades de São Lourenço, Caxambu, Lombari e Cambuquira que são conhecidas mundialmente por suas estancias hidrominerais que possuem propriedades medicinais e terapêuticas.
É neste verdadeiro santuário que se encontra a Região da Mantiqueira de Minas, produtora de cafés com origens e qualidade, sendo considerado pelos produtores um patrimônio extraordinário que garante s sustentabilidade socioambiental da região.